5 de nov. de 2008

O Triste Fim do Pequemo Menino Ostra


ue


Olá!
E mais uma vez o assunto é
“O triste fim do pequeno menino ostra e outras historias” . O livro já foi lançado aqui no Brasil, mas eu n tenho... e os poemas que eu já li [da versão em português] não encontro mais ¬¬’. Só tenho os originais e muitas vezes as traduções ficam toscas, mas tentei dar uma arrumada e as partes mais bonitinhas foram traduzidas por Augusto *_____* e Sidneyzenho também ajudow.Então vamos la...Começando pelo começo né? HAUSHUAHSUHA



A Melancólica morte do menino Ostra


Ele propôs nas dunas,

Eles se casaram no mar


Seus nove dias de longa lua-de-mel
Foram na ilha de Capri.

Para a ceia eles tinham um prato espetacular -
Uma ebulição moderada,ensopado de peixe e moluscos.
E, enquanto ele servia o caldo,
noiva do seu coração cometeu um desejo.

Esse desejo se tornou realidade, ela deu à luz a um bebê.
mas era esse pequeno, humano (?)
bem, talvez


Dez dedos das mãos, dez dedos dos pés
ele tinha visão.
Ele podia ouvir, ele podia sentir,

mas era normal?
Não é bem assim.
Este nascimento sobrenatural, este cancro , esta chaga,
Foi o começo e o fim ao somatório de sua triste sina.


Ela chamou o médico:
"Ele não pode ser meu.

Ele tem cheiro do oceano, algas marinhas e de água salgada.



"Você deve contentar-se com a sorte, pois só na semana passada,
Eu tratei de uma menina com três orelhas e um nariz aquilino.
Que seu filho é meio ostra você não pode me culpar
... você já considerou, por acaso, uma pequena casa junto ao mar? "

Não sabendo o nome para ele,
Acabaram-no chamado Sam,
ou, por vezes, "aquela coisa que se pareça com um grampo"



Todo mundo me perguntava, mas ninguém podia contar,
-Quando jovem menino ostra de sua ostra sairá?
Quando os quadrigêmeos Thompson o via
Chamavam-lhe de “bivalves” e iam embora rapidamente


Numa tarde de primavera,
Sam, foi deixado na chuva.
Ao ângulo sudoeste da vista do mar
Ele viu a água em forma de chuva como um redemoinho
caindo em exaustão.



Sua mãe na auto estrada
Na passagem estreita e depressiva
martelando o painel de utilidades
Ela não podia conter a aflição que nascia
nem a frustração, nem a dor


"Realmente, meu amor", disse ela
"Não quero dizer para tornar divertido,
mas algo cheira a peixinhos
e penso que é nosso filho.
Eu não gosto de dizer isto, mas é preciso
Você está culpando o nosso filho para seus problemas na cama. "



Ele tentou, ele tentou pomadas
que deixou tudo vermelho.
Ele tentou poções e loções
e tintura de chumbo.
Ele se doeu, ele se irritou, ele ridicularizou e ele sangrou.


O médico diagnosticou,
"Não sou capaz de ter a certeza,
mas a causa do problema também pode ter cura.
Dizem que ostras dão poderes sexuais.
Talvez comendo o seu filho
iria ajudar a fazê-lo por horas! "


Ele veio na ponta dos pés
Ele veio no céu,
Com suor em sua frente,
e em seus lábios - uma me
ntira.
“filho, você está feliz? eu não sei orar
mas você sonha com o céu?
você já quis morrer?”



Sam ignorou os olhos dele duas vezes.
Mas não reclamou
O pai empunhou sua faca e soltou sua ligação
E ele apanhou seu filho,
Sam colocou seu paletó,
com a coberta em seus lábios,
Sam deslocou sua garganta.



Eles o enterraram rapidamente na areia junto ao mar
-suspirou uma oração, choraram uma lágrima -
e eles foram para casa .



Uma cruz de bambu e na sepultura:Menino Ostra.
Palavras escritas na areia
”Jesus prometeu poupar”.


Mas sua memória foi perdida como uma onda na maré alta .




2 comentários:

Stella Barbosa on 5 de novembro de 2008 às 18:11 disse...

que gracinha *-*
realmente deve ser dificil de traduzir, adorei o seu blog, e as fotos que você pois ao lado ^^
beijos :*

O Amor on 14 de novembro de 2008 às 19:09 disse...

Monalisa, boa noite!


Vi que seu blog está aberto à parceria via troca de links. Os meus blogs (todos com registro no Technorati e no Blogblogs) são:

http://poemasdeandreluis.blogspot.com/ [ Gritos Verticais – que é o meu blog principal]
http://poeticaheretica.blogspot.com/ [ Pó(ética Herética) ]
http://gritosverticaisdanaturezapoetica.blogspot.com/ [ Raiz de Cem ]
http://sonsdesonetos.blogspot.com/ [ Sons de Sonetos ]
http://prosaepoesia.wordpress.com/ [ O Poema Nosso de Cada Dia ]

Há, ainda, os blogs da Rita Costa, que são:

http://almadepoesia2007.blogspot.com/ [ Alma de Poesia ]
http://naturezapoetica2007.blogspot.com/ [ Natureza Poética]
http://rioepoesia.wordpress.com/ [ Rio em Poesia]

Por fim, há o meu blog de crônicas:

http://docedefel.wordpress.com/ [ Doce de Fel ]


A parceria pode ser com todos ou só com algum(ns). Isso fica ao seu critério. Fico aguardando.

Grande abraço!


André L. Soares.
direitos.autorais2006@gmail.com
.
.




obs.: a propósito, adorei o poema 'a menina com muitos olhos'. Maravilhosamente moderno, sem perder o lirismo.

 

Monalisa Copyright © 2008 Black Brown Art Template by Ipiet's Blogger Template